Curiosidades do Fiat Uno
- O Uno foi eleito três vezes "O Carro do Ano": Na Europa em 1983 e no Brasil em 1984 e 1991.
- Foi o primeiro carro "popular", lançando a moda dos 1.0 no Brasil.
- Foi o primeiro carro turbinado de série no Brasil.
- O Uno tem coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) de 0,34. Isso é um número muito bom ainda para os dias de hoje (o projeto teve início em 1979). A título de comparação, o Corsa (1994) tem 0,35, o Gol Geração II tem 0,34, o Gol Geração I tem 0,45, o Fusca tem 0,50 e o Palio tem 0,33. Prova que formas arredondadas não implicam em um melhor coeficiente necessariamente.
- A Fiat tinha receio de vender o Uno em países de língua inglesa, pois o nome do carro poderia ter dupla interpretação ("UNO" seria pronunciado "iu-nou"), sendo entendido como "you know" (você sabe).
- O Uno brasileiro era muitíssimo bem recebido na Itália. O nosso modelo tinha porta-malas maior (já que o estepe é na frente) e era mais estável e mais durável que o modelo italiano. Tudo isso devido à suspensão traseira herdada do 147 e preparada para as nossas "estradas" (muitas não merecem esse título!).
Fonte: UnoClub
Data: 17/10/2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário